terça-feira, 8 de abril de 2008

O ROTTER’S CLUB

Deu-mo uma amiga, que achou que o livro de Jonathan Coe seria do meu agrado. E acertou. O livro é divertido, bonito e triste ao mesmo tempo. Os protagonistas são putos de uma escola privada de Birmingham, Inglaterra, e a história anda à volta das suas vidas (e da dos seus pais), durante o período da adolescência. Como pano de fundo, a Inglaterra dos anos 70, as greves, o advento do Governo de Thatcher, o IRA. Ainda que pertencendo a uma geração anterior à minha, revi-me naquela malta, nas conversas, no grupo de amigos, gente normal, provenientes de diferentes origens, que fala de música progressiva, do Punk, de miúdas, etc.. Fez-me lembrar imenso os meus tempos de escola, as merdas que um gajo inventava para passar o tempo, os projectos de bandas, os copos, as namoradas, o costume. Porreiro, pá.

2008.04.06