terça-feira, 29 de dezembro de 2009

COMEÇA MAL, O ANO

Ainda que nestas coisas (da bola) seja sempre um risco opinar prematuramente, não deixo, porém, de o fazer.

Em primeiro lugar, o Pongolle. Espero enganar-me, mas mais uma vez tenho a sensação (corrijo, tenho a certeza) que voltámos a dar um tiro ao lado, com consequências bem mais gravosas do que as falhadíssimas contratações do Verão. É que 6,5 milhões de euros, que saíram sabe-se lá de onde, por um jogador suplente do Atlético de Madrid é muito dinheiro e parece-me a mim, muito mal empregue. O dito jogador não impressiona, não tem estampa física, como se costuma dizer, nem pinta de ponta de lança. É evidente que estas apreciações valem o que valem e podem não ser muito objectivas mas lá que me cheira que enfiámos um barrete e grande, cheira. Um francês que não pegou em Liverpool, onde até o Abel Xavier foi titular, nem no Atlético de Madrid, vem para Alvalade fazer o quê? Pontas de lança eram o Acosta, o Jardel, o Liedson ou até o Derlei, tudo jogadores com escola. Eu pensava que era impossível descer mais, depois de Motta, Koke (alguém se lembra destes?), Pinilla, Bueno, Purovic, Tiuí, Caicedo, jogadores que faziam o Silva, o Deivid ou o Alecsandro parecerem fantásticos, o que evidentemente não eram. E isto só para falar nos anos mais recentes. É assim tão difícil, caramba?! Insisto, qualquer equipa da 1.ª divisão tem um avançado brasileiro melhor e mais barato. Enfim, temo verdadeiramente o pior.

O João Pereira. Há jogadores que por mim nunca vestiriam a camisola do Sporting. Este é seguramente um deles. Nunca me esquecerei da cena manhosa que esta criatura protagonizou e que nos custou o acesso a uma final da Taça de Portugal, ao fingir uma agressão do Hugo Viana, o tal que não presta para o Sporting, mas brilha em Braga.

O Mexer. Quem??? Por amor de Deus…

Por outro lado, mas porque raio ainda lá estão o Caicedo, o Pedro Silva, o Postiga, o Grimi, o André Marques, o Caneira (bom elemento no balneário, supostamente, mas para isso está lá o Paulinho)…??? Não chega já…?? Façam um favor a todos e demitam-nos, com mais do que justíssima causa, nunca ouviram falar em desadequação ao posto de trabalho? Irra, o que é demais é demais.

2009.12.27